.

quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

A Ofélia...

Pessoa incumbe a Campos tarefa inóspita de dar um "não" a Ofélia Queiroz, através de uma "carta-vale(n?!)te". Mas, se Pessoa não está em pessoa, na dissimulada missão do não-pessoa Campos de se fazer a pessoa representante de Fernando, então, pessoalmente, indago se D. Ofélia tenha, de fato, recebido tal missiva. E, se a recebera, talvez tenha duvidado das razões e intenções daquele astucioso Eng.° Naval, pondo-o sob suspeita; pois, como garantir que Fernando, em pessoa, tenha lhe solicitado tão árdua missão, de fato, já que quem escreve e assina é apenas uma fictícia "persona", apesar de real, do ponto de vista literário?! Quiçá tenha sido um "sim" disfarçado num seu heterônimo "não", de tal sorte que a "dúvida", traduzida em esperança, apontasse para um "talvez, quem sabe, um dia..."! Ou, não?!

- Jorge Pi



Carta a Ofélia Queiroz - 25 de Setembro de 1929:

Exma. Senhora D. Ophélia Queiroz,

Um abjecto e miserável indivíduo chamado Fernando Pessoa, meu particular e querido amigo, encarregou-me de comunicar a V. Ex.ª — considerando que o estado mental dele o impede de comunicar qualquer coisa, mesmo a uma ervilha seca (exemplo da obediência e da disciplina) — que V. Ex. ª está proibida de:
(1) pesar menos gramas,
(2) comer pouco,
(3) não dormir nada,
(4) ter febre,
(5) pensar no indivíduo em questão.

Pela minha parte, e como íntimo e sincero amigo que sou do meliante de cuja comunicação (com sacrifício) me encarrego, aconselho V. Ex.ª a pegar na imagem mental, que acaso tenha formado do indivíduo cuja citação está estragando este papel razoavelmente branco, e deitar essa imagem mental na pia, por ser materialmente impossível dar esse justo Destino à entidade fingidamente humana a quem ele competiria, se houvesse justiça no mundo.

Cumprimenta V. Ex. ª

Álvaro de Campos
eng. Naval

25/9/1929
ABEL

Nenhum comentário: