.

sexta-feira, 19 de abril de 2019

Catecismo da Igreja Católica

Resultado de imagem para catecismo da igreja católicaOutro dia adentrei na Paulus: a livraria. Mirei os livros de Filosofia. Continuei o passeio dos meus olhos. Estante, após estante. Detive-me numa capa amarela. Remetido à minha infância, vi os braços de minha mãe Maria acolhendo os meus dois portais de um tantinho de razão que creio habitar em mim. E meu coração se rendeu. Atendi ao chamado. Peguei, comprei e estou lendo. E, após inúmeros anos de estudo de misticismo, sinto-me preparado para absorver a linda mensagem da qual este livro é portador. Catecismo da Igreja Católica. É mais do que simples catecismo. Trata-se mesmo de um tratado filosófico! Apaixonante. E sinto como se estivesse de volta ao colo de minha mãe. Pois ela, como boa católica, plantou em mim a semente do catolicismo. Tanto e com bases tão sólidas que eu pude voar para além do catolicismo, desde cedo, destemidamente, em busca de um Catolicismo ainda maior. Sem fronteira alguma. Na plenitude das virtudes do Espírito Santo. Pois, se "o espírito sopra aonde quer", sempre me senti insuflado em abraçar e confraternizar com todos os meus irmãos das mais variadas fés! Que livro fabulosamente bem escrito! É altamente recomendável! E como é dito no fim do penúltimo parágrafo da página 11, "... é oferecido a todo homem que nos pergunte a razão de nossa esperança... e queira conhecer aquilo em que a Igreja Católica crê". Sendo assim, como um "extra-vagantus", sinto-me grato por apreciar os meandros do mundo em que cria a minha mãezinha. E que, afinal de contas, estou entendendo ser o mesmo mundo que me insufla o ser: "CATOLICISMO", na sua mais exata acepção terminológica. E ouso dizer: bastava aos que estão à frente da Liturgia da Igreja Católica Apostólica Romana, como o faz o Papa Francisco, usar apenas da força do afeto e do acolhimento, sem julgamento algum, numa celebração de Amor que é o que preconiza as diretrizes desta Obra.

- Jorge Pi

Nenhum comentário: